Você é competente?

Douglas de Matteu
Reprodução: internet
No ambiente profissional a cobrança por resultados é latente, e quem não consegue oferecer resultados recebe o desagradável rótulo de incompetente. Quase todos nós já ouvimos o termo “incompetente” adjetivo que não é muito agradável de se ouvir, mas comum no ambiente profissional. A questão é: Você é competente? O que é necessário para ser competente?

Para facilitar a compreensão deste termo é simples, é só lembrar do “CHA”, acrônimo que significa: “C” Conhecimento, “H” Habilidade e “A” de Atitude.

Vamos compreender mais sobre “CHA” para nos tornarmos mais competentes.

Conhecimento: Sem dúvida, o conhecimento é um dos mais importantes ativos que vamos construir no decorrer de nossas vidas, mas o que é o conhecimento? Como posso ampliá-lo? Ao comprar um livro, ou um jornal o que temos neles? Informação ou Conhecimento? Pense por alguns instantes... O livro está na realidade repleto de informações, porém o conhecimento só vem se você ler o livro e efetivamente entender o seu conteúdo.

Formas de ampliar o conhecimento:
Leia livros, revistas, jornais, pesquise na Internet, faça cursos, estude, nunca é tarde para voltar a escola ou a faculdade, conheça pessoas e lugares diferentes, converse com amigos e desconhecidos, em todos os momentos devemos estar com a mente aberta, disponível para aprendermos algo novo.

Habilidade: É o saber fazer, entre a teoria e a prática existe uma grande diferença, exemplificando, fazer um arroz na teoria quase todo mundo conhece, precisamos do arroz, tempero, panela, fogão, gás, fósforo, água, óleo, simples, porém sem habilidade necessária o arroz ficará crocante, ou um grude total, ou ainda queimado, podendo ainda ficar também excessivamente salgado e etc. Saber escolher cada ingrediente na dose certa utilizando os recursos necessários é ter habilidade. Logo quando adquirimos conhecimentos devemos nos empenhar para colocá-los em prática, a fim de desenvolver habilidades.

Amplie suas habilidades:
A habilidade está atrelada à experiência e realização, amplie sua habilidade fazendo coisas diferentes, e colocando conhecimentos em prática. Escreva um artigo, faça uma palestra ensine algo que você conhece para outra pessoa.

Atitude: Tão importante quanto o conhecimento e habilidade é a atitude, ação! Nada adianta diversos diplomas, conhecimentos, experiências e habilidades sem ação. As empresas buscam resultados, e só alcançamos os almejados resultados quando temos Atitudes.

Livre-se de pretextos, desculpas e saia da inércia. Faça acontecer! Tire o “bumbum” da cadeira, ouse e aja!

Pense e tome atitudes! Lembre-se de sempre se lembrar e nunca esquecer que para um futuro diferente é necessário tomar atitudes diferentes hoje! Qual será sua atitude após essa leitura? Reflita e tome uma atitude agora!

2 comentários:

  1. Grande mestre...Suas palavras nos remete a duas linhas...A linha na qual ficamos inertes, apenas esperando acontecer, na maioria das vezes acomodados com o pouco que temos. E a linha mais importante, que é aquela que nos leva a lutar, procurar, correr atrás de nosso objetivos, sempre buscando o novo.

    Parabéns pelo excelente texto..

    aloha

    Rafael

    ResponderExcluir
  2. pare bens meu caro Douglas, o texto exemplifica o que há de mais simples e necessário para o sucesso, são passos que com certeza levam a pessoa a um outro patamar na vida.
    compartilhando conhecimento!!!!
    realmente fantástico.

    ResponderExcluir