RESUMO
Este artigo tem como problemática a investigação de como a
interdisciplinaridade se desenvolve na Educação a Distância (EaD) pela
internet. Seu objetivo consiste em verificar como elementos da cultura digital,
das tecnologias emergentes, da linguagem aplicada no processo de ensinoaprendizagem
a distância e o fator humano corroboram na produção do
conhecimento. A metodologia utilizada constitui-se como exploratória e teórica,
isto é, estrutura-se a partir da descrição dos cenários e das variáveis, ao
relacionar referenciais e práticas de mercado de modo interdisciplinar.
Apresenta, como ponto de partida, a bibliografia existente sobre o tema, com
foco no contemporâneo, valendo-se de textos científicos, revistas
especializadas e pesquisas na internet. Soma-se a essa prática uma pesquisa
de levantamento, amostragem não probabilística, quantitativa e qualitativa
realizada via internet com professores/tutores que atuam na EaD com intuito de
identificar como o professor visualiza e interage no que tange à
interdisciplinaridade. Aqui, a reflexão perpassa pela relevância da articulação
entre tecnologia da informação e linguagem, interatividade e cultura dos
envolvidos, ao evidenciar interdisciplinaridade e EaD na internet. O resultado
da pesquisa aponta a aplicação da interdisciplinaridade em cursos de EaD e
sinaliza as estratégias empregadas nesse processo de ensino-aprendizagem a
distância.
Palavras-chave: educação a distância, interdisciplinaridade, internet.
0 comentários:
Postar um comentário